Professor/a de Direito Ambiental: Associe-se à APRODAB

APRODAB e USF efetuam a entrega do
1º Prêmio São Francisco de Assis de Direito Ambiental


Bruna Kauer, ao lado de seus pais, obteve o 4º lugar.

Com o Salão Nobre lotado, a Coordenadoria do Curso de Direito da Universidade São Francisco - Campus de São Paulo e a Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil promoveram no dia 9 de maio de 2006 a entrega do 1º Prêmio São Francisco de Assis de Direito Ambiental - Turma de 2005.
A cerimônia, aberta pelos Profs. Silmara Ribeiro (Coordenadora do Curso de Direito da USF e Conselheira Fiscal da APRODAB) e Guilherme José Purvin de Figueiredo (Coordenador Geral da APRODAB e Prof. de Direito Ambiental da USF), contou com a participação dos Professores Sérgio Luiz Mendonça Alves (Procurador de Justiça/SP e Prof. de Direito Ambiental da PUC/SP),  Marcelo Buzaglo Dantas (Advogado e Prof. de Direito Ambiental da Escola Superior do Ministério Público/SC), José Eduardo Ramos Rodrigues (Advogado da Fundação Florestal e Prof. da UNINOVE) e Érika Bechara (Advogada e Prof. de Direito Ambiental da PUC/SP).

O tema escolhido para o 1º Prêmio foi "Riacho do Ipiranga: Aspectos Históricos, Culturais e Ecológicos", integrando, assim, o rol de atividades desenvolvidas pelo Projeto Margens Plácidas, que nasceu dos grupos de discussão de Direito Ambiental na própria USF. Também foi sobre esse tema que o Prof. José Eduardo Ramos Rodrigues ministrou palestra bastante emocionada na oportunidade.
O concurso de 2005 foi subdividido em duas fases. Na primeira fase, foram selecionados os alunos que obtiveram média final igual ou superior a 9.0 (nove). Na segunda fase, os 54 (cinqüenta e quatro) finalistas foram convocados para redigirem um texto sobre o tema "Riacho do Ipiranga: Aspectos Históricos, Culturais e Ecológicos". Estes textos foram analisados por seis professores de Direito Ambiental, não integrantes dos quadros da USF: Prof. Érika Bechara (Direito - PUC/SP); Prof. Fernando C. Walcacer (Direito - PUC/RJ); Prof. José Eduardo Ramos Rodrigues (Direito - Uninove/SP); Prof. Patrícia Ulson Pizarro Werner (Direito - Universidade Ibirapuera); Prof. Solange Teles da Silva (Direito - Universidade Católica de Santos); Prof. Marcelo Buzaglo Dantas (Escola Superior do Ministério Público de Santa Catarina).
A 4ª colocação no 1º Prêmio coube a Bruna Cavalcante Kauer, que obteve a nota máxima (10.0) no curso de graduação e a média 7.83 na monografia apresentada, alcançando a nota final 8.915. Bruna recebeu os
Volumes 1 e 2 da obra "Direito Ambiental em Debate", além do certificado de participação e classificação e da inscrição no 10º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública (Paraty/RJ - Junho de 2006) e no 4º Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental (Fortaleza/CE - Agosto de 2006).
O terceiro lugar coube a Germano dos Santos Evangelista Junior (foto acima, à direita, onde recebe o certificado das mãos do Prof. Marcelo Buzaglo Dantas), que obteve a nota 10.0 na graduação e 8.16 na monografia, alcançando média final 9.080. Além dos prêmios recebidos pela 4ª colocada, Germano também terá sua monografia publicada na Revista de Direitos Difusos.
Em 2º lugar, empatados com a nota 10.0 na graduação e 8.75 na monografia (média final 9.375), os estudantes Andréia Rocha Feitosa (foto à esquerda) e Gustavo Reis (foto abaixo, ao lado de Rubia Maria Ferrão) receberam como prêmio a coleção completa da Revista de Direito e Política (seis volumes), além dos prêmios conferidos ao terceiro colocado.
Finalmente, a primeira colocada, Rubia Maria Ferrão, nota 10.0 na graduação, 8.83 na monografia e média final 9.415, foi chamada ao palco para receber das mãos da Prof. Silmara Faro Ribeiro o prêmio maior (32 volumes da Revista de Direitos Difusos, além dos prêmios conferidos ao terceiro colocado). Rubia Maria Ferrão, em discurso bastante emocionado, falou sobre a importância da dedicação dos alunos ao estudo do Direito, em particular do Direito Ambiental.
A cerimônia revestiu-se de grande importância para o ensino do Direito Ambiental, notadamente numa Universidade que elegeu São Francisco de Assis, protetor dos animais e da natureza como patrono. Em seu encerramento, o Prof. Guilherme José Purvin de Figueiredo ressaltou a adesão de mais duas Universidades ao Prêmio relativo a 2006: a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Universidade 9 de Julho (UNINOVE).

Gustavo Reis e Rubia Maria Ferrão


Da esquerda para a direita: Prof. Guilherme José Purvin de Figueiredo, a estudante Rubia Maria Ferrão, Prof. Silmara Faro Ribeiro, Prof. Marcelo Buzaglo Dantas e Prof. Sérgio Luiz Mendonça Alves.

 



Professora Érika Bechara

 


Professores Silmara Ribeiro, Marcelo Dantas e Sérgio Mendonça Alves